quinta-feira, 14 de abril de 2011

Delícias da Cozinha de Fazenda

Uma das opções do Buffet da Chácara Lafaiete é a Comida de Fazenda. De forma resumida, ela se distingue do Buffet de Churrasco por não contar com carnes assadas na churrasqueira. Quando o cliente opta pela Comida de Fazenda, o preparo das carnes é totalmente diferente; servimos coxinhas de frango refogadas ao molho agridoce, cubos de carne de boi acebolado com batatas cozidas e o pernil assado na cerveja servido com olho de ervas finas. Fica, no entanto, a dúvida quanto ao que vem a ser a Comida de Fazenda. Para explicar, conversamos com Dona Lucinha, famosa por suas mãos de fada responsáveis pelas iguarias da rede de restaurantes que leva seu nome.

Dona Lucinha conta que, desde que começou a estudar a cozinha tradicional mineira – e lá se vão, segundo ela, mais de 50 anos – percebeu que ela se divide em duas: a cozinha da fazenda e a cozinha do tropeiro. “Na Cozinha da Fazenda há sempre a presença do angu, já que as carnes em geral são ensopadas, e há uma grande variedade de legumes e folhas. Isso se explica pela facilidade  de se ter uma horta, um pomar, um chiqueiro e um terreiro cheio de frangos”, explica. Mas a denominação “Cozinha da Fazenda” se aplica do mesmo modo às antigas Vilas e aos Arraiais da época da mineração. “Na verdade, as casas eram sempre dotadas de grandes quintais e isso propiciava a variedade e a abundância dos produtos”.

Alguns pratos são típicos da tradicional Comida de Fazenda: frango com quiabo; canjiquinha com costelinha; rabada com agrião; suã de porco com ora-pro-nóbis; iaiá com ioiô; vaca atolada; frango ao molho pardo; dobradinha com feijão... Dona Lucinha observa que, na sua grande maioria, os pratos da cozinha da fazenda são acompanhados de angu, couve e pimenta. “Além de uma dose de cachaça para abrir o apetite”, completa. Seja qual for, os pratos típicos são muito saudáveis, pois são feitos de ingredientes simples, sem qualquer conservante. “Apenas passamos a ter, cada vez, maior cuidado com as quantidades de sal, açúcar e óleo”, diz.



Um dos segredos para servir sempre com qualidade é manter o ambiente típico, com atendimento primoroso e o maior frescor possível dos ingredientes. Para que isso aconteça, Dona Lucinha dá a dica para fazê-la sempre em pequenas quantidades. “E refazê-la quantas vezes necessários for”, observa. “Acho que a cozinha mineira é a mais nutritiva, a mais variada. Além disso, tem uma forte conotação cultural. São os sabores da nossa história”, diz. Na Chácara Lafaiete Lazer & Buffet, na Grande BH, você pode degustar um pouco dos sabores de Minas, em um ambiente aberto, em contato direto com a natureza. Trabalhamos somente com eventos fechados; não havendo oportunidade, não deixe de experimentar as várias delícias do Restaurante Dona Lucinha, a quem agradecemos pela sua sempre dedicada - e delicada - atenção.

Um comentário:

  1. hum... esse post me deu água na boca por um quiabinho! delícia demais!

    Já fui em festa na chácara com o menu de comida de fazenda e gostei muito! Achei diferente, foge do tradicional churrasco mas agrada tanto quanto!
    Abraços!

    ResponderExcluir