segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A busca pelo sabor


Nossa gastronomia se destaca pela qualidade na escolha dos ingredientes e na atenção ao preparo cuidadoso e criterioso do alimento. Nosso constante desafio é satisfazer e surpreender com um menu rico em sabores e qualidade nutricional. Pesquisamos na história de nossa família receitas que pudessem ser trabalhadas em nossa cozinha e, não raro, percebemos a alegria e nostalgia que alguns pratos suscitam em nossos hóspedes. Os antigos biscoitinhos das vovós, bolos mimosos e macios, biscoitos amanteigados, sonhos ou bolinhos de chuva fazem parte de nosso café da manhã; enganam-se aqueles que acham que essas delícias estão se perdendo... O café continua com pão francês, pão doce, pão de forma e pão integral, roscas, frios, cachorro-quente, ovos mexidos, iogurte, sucos, leite, café, massa folhada e salgadinhos que carregam traços da modernidade, mas que, reunidos, se transformam em um apetitoso café da manhã apenas retirado após a certeza de que todos foram muito bem servidos! 





Para o almoço, a proposta é surpreender pela qualidade. Na atenção às receitas que foram se perdendo com o tempo, fizemos adaptações nas preparações acompanhando o desenvolvimento da cozinha atual e levando à mesa itens graciosos e muito gostosos. A base de nossa cozinha é a mineira regional, com um toque de atenção ao intercâmbio de pratos e preparações. O preparo da comida quente é todo caseiro e se diversifica acompanhando as estações. Prestamos bastante atenção na aceitação de cada item de nosso cardápio pelos hóspedes e vamos sempre inovando e anotando as sugestões que nascem de cada conversa e caso contado na hora das refeições. Assim, embora exclusivo para nossos hóspedes, o restaurante da Pousada torna-se um excelente carro-chefe do negócio, fazendo sempre com que o nosso hóspede retorne à Pousada.


Algumas preparações se destacam: arroz sírio, arroz temperado, arroz integral, arroz com lentilhas, arroz branco com alho, feijão de caldo, feijão tropeiro, feijoada, feijão branco com costelinha, lasanha, purê de batata, purê de mandioquinha, macarronada, porpeta ao molho de tomate, bife à role, lagarto recheado ao molho de vinho tinto, lombo cozido e assado ao molho de laranja, sobrecoxas à dorê, bife de boi ao molho madeira, bife de frango à milanesa, peixe frito, peixe ensopado, bacalhoada, entre vários outros. As sobremesas acompanham as frutas das estações com chocolates, pavês, pudim, palha italiana, mousse de limão e maracujá trufados e outras preciosidades que encerram nosso almoço.

A noite recebe um toque especial, com opções mais leves: couvert preparados pela casa, como terrine de lombinho canadense, patê de cream cheese com damasco ou nozes, mousse de milho verde, ratatouille, ricota com frango, mousse de abacaxi com frango que passam a vez aos nossos caldos de feijão, abóbora, mandioca, caldo verde, caldo de ervilha. Outra opção são estrogonofes de carne e frango e também massas. Para aqueles que ainda quiserem complementar os sabores, há porções, salgadinhos e sanduíches.


 

A cozinha da Pousada Chácara Lafaiete é comandada por Lourdes Diniz, psicóloga, palestrante e empresária, que reconsiderou seu saber em uma interligação do prazer pela culinária com um empreendimento familiar. Após vários cursos realizados no Senac-MG, Maria Chocolate, Cozinha de Tiradentes, entre outros, e passando por estágios na cozinha familiar, hoje o resultado desses anos de estudo e dedicação é o que o hóspede encontra à disposição em nossa pousada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário