quinta-feira, 5 de junho de 2014

Muita atenção aos detalhes na hora de alugar!

Escolher o local ideal para uma recepção não é tarefa fácil, principalmente quando falamos de casamento. Para alugar um salão de festa ou mesmo um sítio ou chácara para esse fim, a escolha deve levar em conta não só a beleza, mas também o eventual significado que ele tenha para os anfitriões, uma vez que as memórias deste dia ficarão registradas para o resto da vida. Antes de tudo, é preciso pensar no tipo de festa que será realizada, o número de convidados, época do ano, orçamento disponível, gosto pessoal e por aí adiante. Para casamentos, a dica é fazer uma lista dos locais e seus estilos, de forma a definir se o evento será na cidade, no campo, perto do mar, num jardim, numa quinta, numa casa antiga, num hotel, numa tenda, para em seguida avaliar-se a disponibilidade. Embora existam locais de referência para cada modelo, é preciso ser realista e pesar todos os fatores, inclusive seu orçamento!



Antes de decidir definitivamente o local, não deixe de considerar o check-list abaixo; ele auxiliará na comparação entre os vários orçamentos que você solicitará tornando-se um aliado na hora da decisão. Veja aqui as dicas que listamos para aluguel de sítios/chácaras para casamento ao ar livre ou salão de festas:

Logística, acessibilidade e serviços
É fácil chegar?
Há estacionamento próprio ou perto? Qual a capacidade (geralmente a média é de 1m² por pessoa)? Será preciso contratar vigia? Se o estacionamento for pago, qual o valor?
O local está preparado para festas no verão e no inverno?
Existe um número mínimo e máximo de convidados?
Quais os serviços inclusos?
O espaço disponibiliza seguranças/porteiro? Quantos?
Há um local para deixar crianças e baby-sitters de serviço (berçário)? Está incluso no preço?
Há como hospedar parte dos convidados? Há hotéis nas proximidades para esse fim?

Contrato
O que acontece com as desistências de última hora? Se o cancelamento for alguns meses antes, qual montante do valor já pago pode ser devolvido?
O espaço disponibiliza buffet? Ele é exclusivo?
Existe contrato de exclusividade com algum fornecedor?
Com que antecedência se deve fazer a marcação e reserva?
Quais são as condições de pagamento? Há desconto para pagamento à vista?
Existe algum seguro para o caso de danos materiais? Caso negativo há condições de fazer um à parte?
A taxa do Ecad já está inclusa no valor do aluguel?
O local possui alvará de funcionamento, licença da vigilância sanitária e corpo de bombeiros?
Quantos extintores de incêndio? Em caso de sinistro, há pessoas treinadas no local para manuseá-los?

Condições e espaço
No caso de ser um hotel/pousada, existe a garantia de total privacidade em relação aos hóspedes? Como se dá a entrada de possíveis convidados que se hospedarão no local? A partir de qual hora?
O local reservado para dança tem boas condições (é perto das mesas)? Há restrições de horários? Há restrições de volume de som?
A circulação é livre pelo local?
Existem quartos onde os noivos podem se trocar antes, durante e no final da festa?
Quantos casamentos já realizaram? Qual a capacidade máxima?
Quais as condições do cabeamento elétrico? Em caso de bandas e DJ, qual a potência elétrica disponibilizada? Será preciso contratar energia extra alugando-se um gerador? Haverá iluminação cênica que demande carga extra de energia?
Como é feita a entrada para prestadores de serviço (carga e descarga)?
A que horas os fornecedores deverão retirar itens alugados?
A que horas o salão deverá ser entregue? Qual o valor da hora excedida? Quais as multas estão previstas?
Quais as condições para a entrega? Será preciso limpar o salão?
Como será feita a vistoria antes e pós evento?

Decoração
O local já oferece algum tipo de decoração? É possível mudar o que existe? Essa decoração encontra-se adaptada para casamentos?
A que horas o espaço fica disponível para fornecedores começarem seu trabalho?
Qual o prazo para desmontagem da decoração?
O que é permitido e o que não é em termos de decoração?
Há cozinha industrial ou espaço para montar uma cozinha?
Como são os toiletes? Quantos? Atendem quantas pessoas?
Quantos fiscais de banheiro o espaço disponibiliza?
Quais os tipos de mesas e cadeiras? O que será necessário alugar à parte?
Quantos convidados podem ficam assentados?
Em caso de problema, quem estará de plantão? Quem contactar?


Depois de esclarecidas todas estas questões, e se ainda restarem dúvidas, nada melhor do que ouvir a voz da experiência, de forma a tentar obter o máximo de referências possíveis!

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